28 de nov. de 2011

Ai, delícia! Americano, enroladinho e pizza

Minha mãe é a melhor do mundo inteiro! Além de trabalhar, cuidar das coisas e da gente, ela ainda sabe preparar milhões de receitas maravilhosas. Vocês nem imaginam como eu sofro pra resistir à tentação e comer só um pouquinho...

O que eu acho lindo é que ela faz as comidinhas com todo amor e fica super feliz quando a gente repete a porção. E hoje, quando eu cheguei cansadinha em casa, já senti o cheiro de coisa boa no forno, então ela veio toda animadinha me mostrar as coisas deliciosas que tinha feito e eu pensei em dividir com vocês.


A receita da massa é simples (tanto que minha mãe sabe de cor) e pode ser usada no preparo de americanos, enroladinhos, pãezinhos, esfirras e até pizzas.


Vamos aos ingredientes:

1 colher de sopa de sal.
3 colheres de sopa de açúcar.
2 ovos.
1 copo americano de óleo (faltando dois dedos pra encher).
1 copo americano de leite.
1 copo americano de água.
2 fermentos biológicos.
1,2kg mais ou menos de farinha de trigo.

Modo de preparo:

Primeiro pegue o sal, o açúcar e um pouquinho da farinha e misture numa vasilha grande. Então, coloque o óleo, os ovos, e vá amassando com as mãos. Ponha a água e o leite misturados para esquentar em outro recipiente. Quando estiver morno, vá jogando na massa e, ao mesmo tempo, colocando mais farinha. Em cima dessa farinha, coloque o fermento (se colocar fora, ele empelota, como diz minha mãe, hehe) e amasse até a mistura ficar consistente. Deixe descansar por 40 minutos.

Depois, corte um pedacinho da massa de cada vez, abra com um rolo e prepare o salgado com o formato e recheio que quiser. Pode rechear com queijo, presunto e mussarela, salsicha, carne moída com tomate, frango com azeitona, doce de leite ou brigadeiro (meu favorito!). Hoje minha mãe fez americano de mussarela e presunto, enroladinho de salsicha e uns pãezinhos sem nada dentro pra gente rechear como quiser.

Quando você terminar de fazer suas obrazinhas de arte, deixe descansar por mais um tempo, até dobrar de tamanho. Depois é só colocar no forno, em temperatura média, por mais ou menos 10 minutos e engordar, hehe.


Essa massa rende pra caramba. Aqui em casa, encheu umas 6 formas de salgados (minha mãe é muito exagerada pra fazer comida). Se você quiser menos, é só preparar com a metade dos ingredientes.



Infelizmente eu não posso comer muito, mas amo essa receita!  E você, curtiu?

4 comentários:

  1. Delicia...amo essas coisinhas fáceis!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, e você nem imagina o quanto é gostoso.
    Huuummm...

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua visita e já estou te seguindo! Vou copiar esta receita!!! Ah, amo make, posta aí algumas novidades!!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Fernanda. :)
    Vou fazer um post de maquiagem bem legal, especialmente pra você. Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário.
Volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...